21/05/2015

AFSI - Associação dos Familiares de Servidores do Itamaraty

Em uma parceria com a AFSI, estou fazendo um levantamento de dados sobre os familiares de servidores do Itamaraty, de forma a dar subsídio aos trabalhos da Associação e com o objetivo de lançar uma obra que possa servir de referência para as famílias (e diplowifes, é claro). Se você é cônjuge/companheiro(a) ou filho de servidor, por favor entre em contato com a AFSI ou deixe uma mensagem para mim, para podermos colher suas informações. e relatos. As informações são anônimas, não vamos divulgar nomes. Vejam os primeiros dados que já conseguimos: clique aqui

.

Transcrevi abaixo trechos do folder da AFSI, para vocês poderem conhecê-la melhor.

Apresentação

A Associação dos Familiares de Servidores do Itamaraty (AFSI), pioneira no Brasil, nasceu em 2013 com o intuito de formar uma rede de apoio e intercâmbio de informações entre as famílias de servidores do Itamaraty, bem como representar e defender interesses comuns junto ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Quem somos

Somos mães, pais, cônjuges, filhos, familiares de servidores, espalhados pelos cinco continentes, em cidades com as mais variadas condições de vida. Como você, somos aquela mão invisível que suporta as situações desafiadoras que as carreiras do MRE proporcionam. Somos todos aqueles que estão sempre dispostos a recorrentes “recomeços” e tudo o que isso envolve: nova casa, nova escola, nova rotina, nova língua, nova cultura; e que sempre encontram soluções criativas e corajosas para os desafios cotidianos. Somos, também, profissionais que abdicaram de aspirações profissionais para seguir pelo mundo com nossos cônjuges.

Acreditamos que unindo esforços e alinhando nossos anseios poderemos ser vistos de uma forma mais representativa e, assim, conquistar o suporte necessário e tão importante do MRE e da sociedade civil, para que, enfim, conquistemos a adequação necessária de nossa situação para os dias atuais

Porque e para quem

As constantes mudanças às quais os servidores do Itamaraty e seus familiares estão sujeitos exigem uma robusta estrutura de ordem emocional e psicológica. Sabemos que a ausência de dados e informações concretas sobre o próximo posto e, até mesmo, expectativas não correspondidas resultam em frustração, estresse, depressão e, em muitas ocasiões, desagregação familiar. Destacamos algumas das dificuldades enfrentadas pelas famílias dos servidores:



A AFSI deseja auxiliar as famílias neste processo, buscando amenizar os impactos e, juntamente com seus membros, construir uma rede de informações com dados (índices, pesquisas), fatos (relatos pessoais, notícias, artigos), opções de serviços (médicos, escolas) à disposição dos familiares do Itamaraty; informações estas que, ainda hoje, encontram-se restritas e espalhadas pelo mundo na experiência individual dos servidores e seus familiares. Cremos que esta rede de informações auxiliará e guiará com maior êxito os processos de remoção.

Nossa Missão

Nossa missão é voltada para o bem-estar dos familiares dos servidores do Itamaraty.



A AFSI realizou um primeiro levantamento e pôde verificar alguns temas prioritários para as famílias que acompanham os servidores e, a partir destes dados, delineamos algumas frentes de trabalho:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!