17/05/2015

Dica de livro: Diário de Bordo: um vôo com destino à carreira diplomática

O blog Dicas da Diplomata  - que pertence a Claudia Assaf - é muito útil para quem se prepara para o concurso de admissão à carreira diplomática. Vale a pena também acompanhar as atualizações em facebook.com/DicasDaDiplomata. Para quem quer estudar para o CACD sem perder o humor, tem o facebook.com/CACDepressao, que é muito divertido e cheio de "piadinhas internas", que só quem está se preparando para essa sabatina de nove provas vai entender. Mas o post não é sobre sites, é sobre o livro "Diário de Bordo: um vôo com destino à carreira diplomática", que conta a história da autora durante a preparação para o concurso. Segue o resumo apresentado pela editora.

"O concurso de admissão à carreira diplomática (CACD) é um dos exames públicos mais exigentes do Brasil, mas tornar-se diplomata era a meta dessa aeromoça que trabalhava para uma empresa aérea árabe, baseada no Golfo Pérsico. Sem saber do nível de exigência da prova, acreditando que conhecer o mundo e falar idiomas lhe bastariam, prestou o concurso pela primeira vez em 1996, aos 24 anos de idade.

Arrasada ao ler as primeiras linhas da prova, desistiu da ideia de ser diplomata e continuou na aviação. Progrediu na carreira de comissária, chegando a chefiar voos na frota de aviões presidenciais dos Emirados Árabes Unidos, verdadeiros palácios voadores. 

Depois de um acidente aéreo conjugado com a saudade que sentia de morar na sua terra natal, o Brasil, com as pessoas que amava, deixou o Oriente Médio – para onde retornaria, anos mais tarde, como diplomata do Serviço Exterior Brasileiro. 

'Diário de Bordo – um voo com destino à carreira diplomática' é um exercício autobiográfico que a autora apresenta, dividindo com o leitor por que decidiu se tornar diplomata e como foi sua jornada para este fim, desde a desistência inicial, passando pela determinação, anos mais tarde, da meta “passar no CACD”, chegando ao dia em que finalmente era aprovada no concurso de 2006. O objetivo central da obra é mostrar que a realização de um sonho é possível desde que sejamos realistas e passemos a agir para alcançá-lo. Começando a estudar do zero, Claudia Assaf mostra como planejou seus estudos estratégicos que resultou na sua aprovação no CACD durante o quarto ano de seu processo preparatório. Ao final, a autora passa a impressão que tem da carreira diplomática com base nos quase oito anos atuando como diplomata do Estado brasileiro e deixa seu recado para os que sonham com a aprovação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!