18/06/2015

Diplomatrizando: histórias favoritas

Imagem: www.magicwall.ca

Sou fã do blog da Celina, o diplomatrizzando.blogspot.com.br. Comecei a acompanhá-lo antes de começar o meu blog. Na verdade, ele e alguns outros, me inspiraram a começar meus próprios relatos e a criar o "diplo life - diplo wife". Queria, então, dedicar este post às minhas passagens favoritas do blog Diplomatrizando, que está de "férias" por tempo indeterminado, já que a Celina está curtindo uma fase super especial da sua vida. Mal posso esperar pelos relatos do Canadá, que é o atual posto do casal.

Post favorito 


De todos, o meu post favorito é  "um brinde, com água?". Quando li, foi um misto de tragédia com comédia. Primeiro, porque a situação é bem inusitada - organizar um jantar formal para o embaixador e a embaixatriz no meio de um período de falta de água - , o que gera uma certa reação cômica, em especial pelo comentário final do post (não vou estragar a surpresa). Segundo, porque no lugar dela, eu estaria desesperada. Falta de água em um país estrangeiro no qual você reside faz pouco tempo = caos. Além de ser divertido, esse post foi importante para que eu pudesse ter um primeiro contato com as obrigações de uma Diplomatriz (ou diplowife)e com eventuais dificuldades no exterior. Vou transcrever um trecho do texto e recomendo a leitura completa no link abaixo.
"Esta semana fomos surpreendidos com a notícia de que, com o último dilúvio, a tubulação da água que abastece a cidade foi rompida. A expectativa é de que demore uns 4 dias ou 5 dias para a que a reconstrução seja finalizada, ou seja, serão uns 5 dias em que a água estará MUITO limitada na cidade inteira, só 1/3 da capacidade. Onde moramos há caixa d'água, então por enquanto tudo está bem, mas um dos funcionários da Embaixada já está sem um pingo nas torneiras há mais de 48 horas... (...) Com a notícia, parti ao supermercado para fazer um estoque de água mineral. Não apenas eu, mas cidade inteira... trânsito lotado, supermercado repondo água sem parar nas prateleiras e em certo momento até limitando a quantidade de água que cada pessoa poderia comprar. A essa hora, a cidade já deve estar praticamente desabastecida de água mineral. A maior parte da população, sem condições de comprar água mineral (cerca de R$ 2,00 a garrafa de um litro e meio) saiu às ruas com baldes e o que mais fosse possível para buscar água sabe-deus-onde. Foi e está sendo um pouco caótico este momento. (...)"  http://diplomatrizzando.blogspot.com.br/2012/10/um-brinde.html

Posts sobre diplomatrizar

Explicando o termo Diplomatrizzando
http://diplomatrizzando.blogspot.com.br/2012/05/explicando-o-termo-diplomatrizzando.html

Esposa de diplomata? Embaixatrizo?
http://diplomatrizzando.blogspot.com.br/2013/04/esposa-de-diplomata-embaixatrizo.html

Ser mãe no exterior
http://diplomatrizzando.blogspot.com.br/2015/04/maternidade.html

Imagem: folha.uol.com.br


Posts sobre o Gabão 

Com o blog da Celina, aprendi muito sobre o Gabão, pude me aproximar um pouco mais da cultura local e ver as atividades da embaixada no país. Meus posts favoritos sobre o assunto seguem abaixo. 

Aprendendo a lidar com os desafios
http://diplomatrizzando.blogspot.com.br/2012/05/aprendendo-lidar-com-os-desafios.html

Fotos de Libreville
http://diplomatrizzando.blogspot.com.br/2013/09/fotos-de-libreville.html

Festas Nacionais
http://diplomatrizzando.blogspot.com.br/2013/08/festas-nacionais-ii.html

Carnaval de Libreville
http://diplomatrizzando.blogspot.com.br/2013/03/i-carnaval-internacional-de-libreville.html

Os lados A e B de Libreville
http://diplomatrizzando.blogspot.com.br/2012/07/o-lado-de-libreville.html
http://diplomatrizzando.blogspot.com.br/2012/07/o-lado-b-de-libreville.html

Um comentário:

  1. Ahaha! Obrigada, Elisa! Você tem feito um excelente trabalho, documentando e compartilhando fatos importantes, que ficam perdidos, principalmente para quem não convive no meio diplomático. Continue postando sempre que possível! Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!