30/07/2015

Aprendendo Mandarim no Youtube

Ideogramas chineses de forma simplificada e "fácil"

Em 2004, me propus a aprender Mandarim. Tive aulas na UnB durante um semestre. O professor era chinês, fazia parte do programa de intercâmbio de professores de uma universidade chinesa, onde estudava pós-graduação em letras. Não falava nada de Português, só Inglês. Apesar da barreira do idioma, as aulas eram bem divertidas e os alunos ficaram amigos dele (que gostava de jogar vídeo game após as aulas). Infelizmente, acabei não dando seguimento no curso - o sistema da matrícula na graduação é meio complicado, você nem sempre consegue a disciplina que deseja. Pude aprender somente as entonações e o básico para não morrer de fome. 

Quando meu marido ingressou no IRBr, optou por estudar Chinês (as três opções eram Chinês, Árabe ou Russo) e eu acabei retomando meus estudos (dessa vez em casa e sozinha) para poder acompanhá-lo; afinal, é muito chato falar um idioma e não ter com quem conversar. Foi bem legal, apesar de eu não estar nem perto do nível dele proficiência, passamos a assistir filmes chineses em Chinês (com legenda, é claro), o que é bem divertido! No Netflix existem várias opções. 

Contei toda essa história para poder falar que é possível aprender o básico pela internet. Queria dar dicas de duas páginas que são muito boas. Tem as aulas da Sissi, que é uma chinesa e leciona aqui no Brasil pelo Youtube. Ela fala Português e é super bem humorada. O canal se chama Pula Muralha.





Uma outra opção é o Chineasy. Eles também tem um canal no Youtube, mas as aulas são em Inglês. O legal são as ilustrações e desenhos, que facilitam a compreensão dos ideogramas.






E então? Se animaram? Uma primeira aula pode ser esta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!