16/08/2015

Mapas: o que eles nos dizem?


Como não sou geógrafa, não vou entrar nos detalhes do assunto, mas queria fazer um post sobre as distorções dos mapas no modelo plano em detrimento do esférico. Essas distorções nos geram uma noção equivocada do tamanho dos países e da distância entre eles, dando uma impressão eurocêntrica do nosso mundo. A projeção cartográfica de Gall-Peters é tida como mais precisa do que o modelo comumente utilizado e também mais voltada aos países em desenvolvimento. 

Modelo Gall-Peters
"Esta projeção foi originalmente proposta por James Gall em 1885, mas foi largamente ignorada e retomada apenas em 1973 pelo historiador alemão Arno Peters. Sua criação suscitou debates acalorados entre os cartógrafos, devido às implicações políticas de suas características. A projeção de Gall-Peters é dita "terceiro-mundista", por dar um realce maior às nações que historicamente compõem a parte mais pobre do mundo. Arno Peters batizou a projeção de "mapa para um mundo mais solidário". 

Embora conserve a mesma distorção em longitude, os países situados em altas latitudes são relegados a um segundo plano, ao contrário da projeção de Mercator. A maior diferença da projeção de Gall-Peters para a representação de Mercator é o achatamento do continente europeu e alongamento do continente africano. Todavia, continua sendo uma projeção pouco conhecida, e poucas editoras fazem menção a ela em seus livros e cartas geográficas, sendo muito cobrada nos vestibulares das grandes universidades brasileiras, em geral, comparando-a com a de Mercator." Wikipedia (é, eu sei...).

Diferentes projeções e suas distorções.
Fonte: http://geology.isu.edu/geostac/Field_Exercise/topomaps/distortion.htm

Para mais informações sobre a projeção Gall-Peters, acesse www.petersmap.com. e sobre diferentes distorções, acesse: geology.isu.edu.

Me interessei pelo assunto após assistir a este clipe da série West Wing (que, aliás, eu recomendo) sobre o referido cartógrafo e seu trabalho. Link: exposingtruth.com/misled-erroneous-map-world-500-years.



Agora, assistam a este programa bem antigo da Oprah. Adorei a pesquisadora!




Por curiosidade, ao pesquisar o assunto, acabei chegando à página I F** Love Maps, onde encontrei os mapas abaixo, que fazem comparações sobre o tamanho do Brasil em relação a outros países. Vale a pena dar uma olhadinha no site, que traz informações bem interessantes, de diferentes fontes. Abaixo, basta clicar nas imagens para ampliá-las.

O tamanho do Brasil em relação à Europa

O tamanho dos Estados brasileiros em comparação com países de medida mais aproximada

Comparação do tamanho da floresta amazônica com a Austrália


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!