09/09/2015

2º dia do I Curso sobre Expatriação

Hoje tivemos a segunda sessão do  Curso sobre Expatriação organizado pela AFSI em parceria com o IRBr. Começamos por uma dinâmica de grupo muito interessante, liderada pela Carolina Vilalva (Presidente da AFSI) e pela Valeska Martins (Coach de Transição) chamada “Os 4 níveis de escuta” (escuta com preocupações em contar sua própria história; escuta com julgamento; escuta intensa; e escuta reflexiva) e aprendemos sua aplicação na melhoria das relações interpessoais e familiares. Foi algo bem novo para mim e me pareceu de enorme importância para que possamos utilizar nos momentos de maiores dificuldades pessoais no exterior. Os temas "cidadãos do mundo" e "raízes" foram abordados com muita propriedade e pudemos trocar experiências pessoais, fazer reflexões e aprender novas técnicas.

A Dra. Eva Pereira tratou do tema "resiliência", os aspetos que a definem e as melhores formas de exercitá-la. A bibliografia de Froma Walsh - "processos chave da resiliência" - foi indicada para leitura. Percebemos o quanto a saúde física, mental, sexual, ambiental, espiritual são necessárias para o indivíduo, e que o fortalecimento da família, resulta no fortalecimento de cada membro como indivíduo.

A Embaixatriz Dora Lopes (filha, esposa, mãe, irmã e sogra de diplomatas) concluiu a sessão de hoje respondendo a perguntas dos presentes e contando um pouco de sua história pessoal. Foi um relato de enorme importância, pois pudemos tirar dúvidas sobre maternidade, gravidez, filhos, escolas no exterior, orçamento e finanças, escolha de postos. Mais uma vez, saí muito satisfeita com o conteúdo das aulas e com a convicção reforçada de que todos os servidores e familiares deveriam fazer esse curso. Amanhã, mais novidades, com o terceiro e último dia de curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!