21/09/2015

Dirigir do lado esquerdo ou direito da rua?

Você já se perguntou o porquê de alguns países dirigirem do lado esquerdo da rua e outros do lado direito? A justificativa é bem interessante. Vou traduzir para vocês o texto do site tofugu.com, que explica os motivos dessa diferença.

"Há muito tempo, antes mesmo de os carros terem sido inventados, quase todos viajavam do lado esquerdo da estrada. Era o senso comum. Como a maioria das pessoas eram destras, espadachins preferiam viajar à esquerda, a fim de ter o seu braço direito mais perto de um adversário em potencial e sua espada e bainha longe deles. A bainha era usada no lado esquerdo, o que também impedia que duas pessoas batessem espadas acidentalmente, provocando um duelo.

Pessoas destras também tinham mais facilidade para subir no cavalo do lado esquerdo, especialmente se elas estivessem usando uma espada. Era também mais seguro subir e descer do cavalo no lado externo da estrada em vez de no meio dela. Dessa forma, eles poderiam ficar fora do tráfego e não precisariam se preocupar em bater ou serem atropelados por ninguém. Portanto, fazia sentido que, ao montar à esquerda, dever-se-ia andar do lado esquerdo também. Ambas razões fazem sentido, por isso não é de admirar que as pessoas viajavam à esquerda naquela época.

No final dos anos 1700, alguns carroceiros começaram a transportar animais de fazenda em vagões puxados por pares de cavalos. Estes vagões não tinham assentos, portanto, o "motorista" estava montado no cavalo traseiro esquerdo. Dessa forma, eles poderiam facilmente atingir todos os outros cavalos com seu chicote. Mais uma vez, como a maioria das pessoas eram destras, isso fazia sentido.

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Como eles se sentavam à esquerda - assim como a maioria dos países fazem em seus carros hoje em dia-, eles queriam que todos passassem à esquerda para facilitar suas vidas, evitando que os vagões se prendessem uns nos outros. Por estas razões os vagões eram mantidos do lado direito da estrada. Obviamente, isso conflitava com a configuração habitual, então, as coisas começaram a ficar complicadas.

Uma regra oficial para "manter-se à direita" foi introduzida em Paris em 1794. Mais tarde, as conquistas de Napoleão espalharam esse costume em grande parte da Europa. Os países que resistiram a Napoleão, naturalmente resistiram à condução à direita também. A Grã-Bretanha, o Império Austro-Húngaro e Portugal mantiveram a condução na lateral esquerda, confrontando a regra de Napoleão. Esta divisão entre as nações" à esquerda e à direita" na Europa iria permanecer por mais de 100 anos.

Ao longo dos anos, a maioria das nações decidiram conduzir à direita. Grã-Bretanha sempre se recusou a fazer a troca. Com a indústria de viagens crescendo em 1800, as regras de trânsito foram feitas em cada país e de condução à esquerda tornou-se lei na Grã-Bretanha em 1835. Os países que fizeram parte do Império Britânico também agiam de acordo com essa lei. É por isso que países como a Índia, a Austrália, e as ex-colônias britânicas na África mantiveram a esquerda também.



Mas por que o Japão mantém-se à esquerda?

Embora o Japão nunca tenha feito parte do Império Britânico, seu tráfego também manteve-se à esquerda. Essa prática remonta ao período Edo (1603-1867), quando Samurais governaram o país (a mesma questão da espada e da bainha de antes), mas somente em 1872 essa regra não escrita tornou-se oficial. Esse foi o ano em que a primeira ferrovia do Japão foi construída.

Três países se aproximaram do governo japonês para ajudá-los a construir um sistema ferroviário. Esses três países foram a América, França e Grã-Bretanha. No final, a Grã-Bretanha venceu. Em 1872, a primeira estrada de ferro japonesa estava instalada e funcionando. Uma enorme rede de caminhos de ferro se espalhou a partir daí, utilizando a mão à esquerda. E como todos sabemos, o Japão ama seus trens. Se ferrovias americanas ou francesas tivessem vencido e realizado a construção, em vez disso, o Japão provavelmente dirigiria do lado direito da estrada hoje.

Ferrovias, cavalos,carros e bondes elétricos seguiram o precedente de condução do lado esquerdo fixado pelas ferrovias no Japão. Por volta de 1900, os automóveis começaram a aparecer. Uma ordem emitida em 1902 pela polícia de Tóquio disse pela primeira vez que os pedestres deveriam manter-se do lado esquerdo das estradas. Finalmente, em 1924, a condução do lado esquerdo foi determinada por lei oficial.

Após a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, Okinawa ficou sob o controle dos Estados Unidos, que os fez a conduzir à direita. Okinawa mudou de volta para a condução à esquerda quando foi devolvida ao Japão. A mudança ocorreu em 30 de julho de 1978. Trata-se de um dos únicos lugares que mudou da direita para a circulação pela esquerda no final do século XX."

Fontes:
http://www.worldstandards.eu/cars/driving-on-the-left
https://ngoexcellence.wordpress.com/2013/01/09/africa-infographics
http://www.tofugu.com/2013/02/22/why-does-japan-drive-on-the-left-side-of-the-road

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