01/10/2015

Câncer de mama: estatísticas mundiais

Gráfico: http://www.worldwidebreastcancer.com/learn/breast-cancer-statistics-worldwide/

No primeiro dia do mês de combate ao câncer de mama, vou compartilhar algumas estatísticas e informações com vocês, na tentativa de difundir mais conhecimento sobre o assunto. Não tenho nenhuma formação na área de saúde, mas já tive parentes que desenvolveram a doença e sei o quanto é difícil para o paciente e para os familiares. Por isso, prevenção é sempre a palavra de ordem.

Bem, algo que chamou minha atenção ao fazer os levantamentos foi  que o World Cancer Research Fund International estimou que 22% dos casos de câncer de mama no Brasil poderiam ter sido evitados com atividade física, manutenção de um peso saudável e não ingerindo bebida alcoólica. Vamos nos cuidar melhor, gente? 

Por sua vez, o Instituto Susan G Komen aponta que o câncer de mama é o câncer mais comum em mulheres grávidas e puérperas. Cerca de treze casos são diagnosticados a cada 100.000 gravidezes. Quando as mulheres estão grávidas ou amamentando, é mais difícil de encontrar um nódulo ou notar outras alterações devido às mudanças no corpo pós-gravidez.

No mapa acima, encontra-se o número de novos casos de câncer de mama ocorrendo no mundo para cada 100.000 mulheres. Em seguida, tabelas com a incidência e o risco, por região. 

Incidência de câncer de mama


Gráfico: http://ww5.komen.org/BreastCancer/Statistics.html

Risco de desenvolver câncer de mama

Gráfico: http://ww5.komen.org/BreastCancer/Statistics.html


De acordo com o World Cancer Research Fund International, a Bélgica foi o país com a maior taxa de câncer de mama em 2012, seguida pela Dinamarca e pela França. A maior incidência de câncer de mama foi na América do Norte e Oceania; e a menor incidência na Ásia e África.


Países com maior incidência de câncer de mama em 2012

Gráfico: http://www.wcrf.org/int/cancer-facts-figures/data-specific-cancers/breast-cancer-statistics

World Cancer Research Fund International nos informa quais são os 20 países com o maior número de sobreviventes de câncer de mama. Os dados são de 2012. A ordem em que os países são classificados baseia-se no número de sobreviventes por 100.000 mulheres adultas. A Bélgica têm a maior proporção de sobreviventes, seguida pela Dinamarca e pela França. Em países mais desenvolvidos, há 3,2 milhões de mulheres que sobreviveram câncer de mama por pelo menos cinco anos, enquanto nos países menos desenvolvidos foram 3 milhões. A maior proporção de sobreviventes está na América do Norte e Europa; e menor proporção na África e na Ásia.


Mulheres que sobreviveram cinco anos após serem diagnosticadas

Gráfico: http://www.wcrf.org/int/cancer-facts-figures/data-specific-cancers/breast-cancer-statistics

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!