30/10/2015

Doce ou travessura?

O site dictionary.com nos explica o porquê da frase "doce ou travessura?". O original está na língua inglesa, mas segue a tradução para o português, feita por mim.




"É uma das brincadeiras favoritas das crianças no Halloween. Não há nenhuma sensação como a de esperar um estranho abrir sua porta para que você possa gritar "doçura ou travessura!" Mas por que é que dizemos isso? O que isso realmente significa? A prática de vestir uma fantasia e pedir guloseimas para seus vizinhos remonta à Idade Média, mas naquela época não era um jogo.

Durante a prática medieval de souling, os pobres andavam pela cidade implorando por comida. Em troca, eles ofereceram orações pelos mortos no Dia de Finados. 

Doce ou travessura é um costume emprestado de guising, e as crianças ainda o praticam em algumas partes da Escócia. Guising envolve fantasiar-se e cantar uma rima, fazer um truque de cartas, ou contar uma história em troca de um doce. Os escoceses e irlandeses levaram o costume para a América no século XIX.

Alguns encontraram a mais antiga referência ao doce ou travessura em 1927, em Alberta, Canadá. Parece que a prática só pegou nos EUA após meados da década de 1930, onde então ela não havia sido bem recebida. Pedir por doces irritava e confundia alguns adultos. Supostamente, em um desfile de Halloween em 1948, em Nova York, a Madison Square Boys Club carregou uma bandeira que ostentava a mensagem "meninos americanos não mendigam." Em 1952, a prática foi aceita o suficiente para ser mencionada no programa de televisão da família Ozzie e Harriet."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!