20/10/2015

Programação para Eduardo e Mônica: Mostra Godard

O CorreioWeb acaba de divulgar AQUI uma notícia sobre a mostra de filmes do cineasta Godard, que começa 21 de outubro, no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, e vai até 30 de novembro. Leiam abaixo trecho da matéria de Ricardo Daehn.




Documentário exibe a vida e os trabalhos de Godard
Mostra reúne mais de 100 produções de um dos principais cineastas do século 20, cultuado por diretores e cinéfilos

"O registro dos ventos criativos que levaram os Rolling Stones à inspiração do hit Sympathy for the devil, filmado por ninguém menos do que Jean-Luc Godard, no documentário One plus one (1968), é apenas um dos apelos da mostra Jean-Luc Cinéma Godard, a partir de amanhã, no Centro Cultural Banco do Brasil. Raras também serão as exibições de episódios da série Histoire(s) du Cinéma, com concepção de Godard. A série examina tópicos diversificados do cinema, que renderam mais de quatro horas de material, durante pesquisa feita pelo cineasta. Traz uma narrativa explosiva que incorpora pintura e jazz, entre vários elementos.

No compêndio visual da mostra do CCBB, integrado por mais de 100 produções, há peso de um cineasta tão proeminente que dialoga, em forma de filmes epistolares, com personalidades tão díspares quanto o presidente da Indonésia (persuadido a libertar um ativista político, no curta Pour Thomas Wanggai) e os diretores do Festival de Cannes (evento que Godard ajudou a consolidar), em Khan Khanne (2014). O passeio pela filmografia do diretor, que neste ano completará 85 anos, é pontuado por clássicos como O desprezo (1963), em que Brigitte Bardot, na trama, uma estrela de cinema, se deixa contaminar pela ambição de um produtor e de um cineasta que pretendem verter Odisseia para as telas. Ainda na programação, Notre musique (2004) valoriza a ficção, para retratar planos bem distintos de inferno, purgatório e paraíso (saídos da escrita de Dante), mas atualizados por Godard. (...)". 
Leia mais em: 

Informações sobre a mostra em:

Programação da mostra em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!