09/11/2015

Saiu o edital para OfChan! Detalhes do concurso.

Saiu o edital para OfChan!  Seja o que (insira aqui sua crença) quiser! O documento com todas as informações do concurso pode ser encontrado na íntegra clicando NESTE LINK. Para facilitar a vida de todos, coloquei aqui no blog os pontos mais importantes do edital. 

VAGAS
  • Ampla Concorrência: 45 vagas
  • Candidato com Deficiência: 03  vagas
  • Candidato Negro: 12  vagas
  • Total Oficial de Chancelaria: 60  vagas

As inscrições para o Concurso Público se encontrarão abertas no período de 16 de novembro de 2015 até 16 de dezembro de 2015.

A seleção se dará por meio de duas etapas: 
  • Primeira Etapa: composta por Prova Escrita Objetiva e Prova Escrita Discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.  
  • Segunda Etapa: composta por Curso de Preparação, de caráter eliminatório e classificatório. 

PROVA OBJETIVA
A Prova Escrita Objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada nas cidades de Brasília-DF, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Recife-PE, Porto Alegre-RS e Belém-PA, no dia 31 de janeiro de 2016, das 08h às 12h, segundo o horário oficial da cidade de Brasília- DF.

A Prova Escrita Objetiva será composta por 80 (oitenta) questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com 05 (cinco) alternativas e apenas uma resposta correta. Cada questão de múltipla escolha valerá 1 ponto, sendo 80 (oitenta) pontos a pontuação máxima obtida na Prova Escrita Objetiva.
  • Língua Portuguesa:  20 questões
  • Língua Inglesa: 20 questões
  • Noções de Direito: 15 questões
  • Noções de Contabilidade: 15 questões
  • Raciocínio Lógico: 10 questões

PROVA DISCURSIVA
Prova Escrita Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada nas cidades de Brasília-DF, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Recife-PE, Porto Alegre-RS e Belém-PA, no dia 31 de janeiro de 2016, das 14h às 18h, segundo o horário oficial da cidade de Brasília-DF. 

Serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos habilitados na Prova Escrita Objetiva com base nos seguintes critérios: 
  • Serão corrigidas as provas discursivas de até 5 (cinco) vezes o número total de 60 (sessenta) vagas, isto é, 300 (trezentas) provas, respeitados os empatados na última colocação. 
  • Serão corrigidas, ainda, as provas discursivas de todos os candidatos que tiveram sua inscrição deferida na condição de pessoas com deficiência e habilitados na Prova Escrita Objetiva.
  • Serão corrigidas as provas discursivas de todos os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição e habilitados na Prova Escrita Objetiva

A Prova Escrita Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 120 (cento e vinte) pontos e será constituída da seguinte maneira:
  • Prova de Língua Portuguesa; e
  • Prova de Língua Inglesa.
Cada prova será composta por 3 (três) questões, que pretendem aferir competências diferentes no desempenho das línguas. Cada questão valerá 20 (vinte) pontos, sendo 60 (sessenta) pontos a pontuação máxima obtida em cada uma das provas.
a) A primeira questão proporá a elaboração de um resumo. O candidato será avaliado por sua capacidade de síntese, por sua visão do que é essencial ou acidental no texto.
b) A segunda questão proporá a elaboração de um texto a partir de uma situação comunicativa real, verificando a criatividade e a capacidade de adaptar a formulação linguística a situações comunicativas específicas.
c) A terceira questão proporá as possíveis interpretações de um texto, privilegiando-se a busca e a identificação de estratégias linguísticas produtoras dos efeitos desejados.

CURSO DE PREPARAÇÃO À CARREIRA DE OFICIAL DE CHANCELARIA 
O Curso de Preparação, de caráter eliminatório e classificatório, de modalidade presencial, a ser realizado pelo Ministério das Relações Exteriores, em Brasília-DF, terá a duração total de 40 (quarenta) horas, sendo regido por edital próprio que estabelecerá a frequência e o rendimento mínimos a serem exigidos, bem como demais informações, podendo ser ministrado, inclusive, aos sábados, domingos e feriados, e, ainda, em horário noturno.

Serão convocados para a segunda etapa, o Curso de Preparação, os candidatos classificados na primeira etapa em até 3 (três) vezes o número de vagas, respeitados os empatados na última colocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!