09/12/2015

Dica de leitura: Aventuras de Tomé Pires, naturalista, boticário e diplomata


Aventuras de Tomé Pires, naturalista, boticário e diplomata, no reino de Cathay narra a viagem do português que foi escolhido pelo Rei Dom Manuel, o Venturoso, para ser o primeiro embaixador de Portugal em território chinês. Junto com o sobrinho Estácio de Souza, ele descobriu a tradição, a riqueza e a cultura de uma terra exótica e repleta de possibilidades comerciais. 

O resultado é um registro fiel e encantador da coragem dos portugueses em suas navegações e da China da dinastia Ming no século XVI. Assim como os navegadores portugueses, a autora Norma Ramos desbravou novos caminhos, promovendo um encontro da literatura com personagens históricos. A trajetória do naturalista, boticário e diplomata Tomé Pires foi reconstruída através de pesquisas em fontes e registros oficiais, adicionando a criatividade ficcional da autora. Norma Ramos ouviu sobre o embaixador Tomé Pires quando trabalhava com diplomacia cultural no México. 

Foram anos de pesquisas em livros e consultas a registros e documentos, como na visita que fez ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo em Lisboa (Portugal). A aventura de Pires serviu como base para a elaboração do romance histórico, que inclui personagens fictícios como o sobrinho Estácio de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!