01/04/2016

Festa à Fantasia IBRr 2016


A minha festa anual favorita já tem data e os ingressos já estão à venda!


Leia abaixo a transcrição do post publicado no ano passado no blog do Clipping CACD (sobre a festa de 2015 -  ano passado):




"LEIA o texto escrito com muito carinho pelos diplomatas que estão organizando a edição 2015 da tradicional Festa à Fantasia dos alunos do IRBr ."

"A socialização é uma das maiores preocupações – e um dos maiores prazeres – dos novos diplomatas. Afinal, serão 30, 35, 40, 45 anos trilhando a mesma carreira. O curso de formação do Instituto Rio Branco dá muitas oportunidades para os novos colegas se conhecerem. São horas de aulas e de palestras que permitem que, na pior das hipóteses, os terceiros secretários tenham toneladas de assunto compartilhado para estimular suas conversas. 

Em uma carreira competitiva, com oportunidades que nunca são iguais para todos, conhecer bem os colegas é um tremendo trunfo. Eles podem ter informações valiosas sobre elementos centrais ao trabalho: chefias, postos, documentos e, claro, outros colegas.

Se a socialização entre diplomatas de uma mesma turma do IRBr é natural, a socialização entre diplomatas igualmente jovens, mas de turmas diferentes, é uma lacuna a ser preenchida. Turmas subsequentes até chegam a conviver no mesmo prédio por algum tempo. Os corredores do Ministério e a lanchonete do Anexo II são, claro, espaços ricos em convivência e em diálogos. Nada disso substitui, porém, uma festa para dar boas vindas àqueles que acabaram de ingressar no Itamaraty.

 A simpática tradição já se consolidou e é parte da trajetória de diversas turmas. A festa à fantasia dá continuidade à tradição de estimular a socialização da mais nova turma do IRBr por meio de um evento organizado pela turma imediatamente anterior.

Em  outros tempos, por exemplo, não se organizava uma festa. Era mais comum oferecer um jantar para a turma recém-ingressa. Não conseguimos estabelecer com total precisão quando aconteceu a primeira festa à fantasia nos moldes atuais.

É possível dizer que, pelo menos desde o início dos anos 2000, essa prática faz parte da alegria de ser aprovado no concurso. Alguns candidatos que se preparam para o concurso em Brasília e têm mais contato com o Itamaraty aguardam ansiosamente o momento de receber a festa em homenagem à sua turma, após concretizar o sonho de ter seu nome impresso no Diário Oficial da União.

Em geral, as regras da tradição estão bem estabelecidas. A turma de 2013 oferece à turma de 2014 uma festa à fantasia e também convida os colegas da turma de 2012, pois estes ofereceram a festa do ano anterior. Esse modelo favorece ainda mais a integração entre os colegas mais recentes da carreira – as três turmas mais novas. Entretanto, a festa é aberta não só a todos os funcionários do Ministério, como também a qualquer pessoa que tenha interesse em participar, o que ajuda a variar o público, tornando-o ainda mais interessante.

Por outro lado, não há tradição estabelecida acerca da prática de oferecer convites aos professores. Nossa turma, em particular, está convidando todos aqueles que nos deram aula no Instituto Rio Branco, como forma de agradecer a contribuição desses profissionais em nossa formação. Então, pode ser que apareça algum Embaixador famoso fantasiado de Clark Kent na noite do dia 23 de maio.

A festa deste ano, intitulada De Bollywood a Hollywood, traz o cinema como destaque. Todos os anos, os alunos do IRBr escolhem um tema, com o objetivo de inspirar as fantasias e de definir a decoração do espaço. A festa que a turma de 2012 nos ofereceu chamou-se Delírio Tropical. O evento anterior foi intitulado Mocinhos e Bandidos. A turma de 2010 ofereceu à turma de 2011 uma festa intitulada Do Lounge à Laje. Antes disso, promoveu-se o Encontro das Civilizações. Enfim, as inspirações são variadas e sempre resultam em fantasias criativas.

Além disso, a festa sempre é open bar. Este ano, ofereceremos uísque, vodca e cerveja (além de água e refrigerante) – tudo da melhor qualidade. Contaremos com o apoio de foodtrucks, que venderão lanches aos convidados, e ainda ofereceremos algumas guloseimas típicas das salas de cinema, como itens de bombonière e pipoca.  Também manteremos a tradição de criar duas pistas distintas: a pista Bollywood, em que predominarão estilos mais alternativos; e a pista Hollywood, que será o carro chefe da nossa balada, onde será possível dançar todos os hits do momento. No total, serão 8 horas de festa, e a diversão é garantida. Curta nosso evento no Facebook, para ficar por dentro de todos os detalhes dessas atrações.

A festa ocorrerá no mesmo lugar de sempre: o Clube das Nações. O local é símbolo de outra grande qualidade da festa, que é o de ser convidativa para a imensa comunidade de diplomatas estrangeiros que trabalham em Brasília, uma vez que é frequentado tanto por brasileiros quanto por estrangeiros. Portanto, não se espante se escutar pessoas falando inglês, espanhol, francês, russo ou qualquer outra língua nas diversas rodinhas de amigos. Essa é uma divertida peculiaridade da festa.

Convidamos todos os leitores do blog do Clipping CACD, todos os candidatos ao CACD e todas as pessoas interessadas em uma festa bem produzida à beira do Lago. A edição oferecida pela nossa turma aos famosos “18 do forte” (que na verdade são 19) acontecerá no dia 23 de maio, a partir das 22h. Os ingressos podem ser adquiridos diretamente com os alunos da turma de 2013 listado no nosso cartaz de divulgação. Além disso, é possível entrar em contato por meio da nossa página no Facebook e no Instagram. Não esqueça de confirmar presença no nosso evento, para acompanhar todas as atualizações. A cada semana, anunciaremos novidades, para aumentar ainda mais a ansiedade em relação à festa.

Escolha muito bem sua fantasia! Prepare-se para as surpresas que preparamos para a edição deste ano".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!