17/06/2016

Entrevista com Rômulo Dias, do Espaço Zeitgeist


O entrevistado de hoje é o Professor Rômulo Dias, que tem uma formação transdisciplinar: é graduado em história pela UNIRIO, em jornalismo pela UFF, pós-graduado em Relações Internacionais pela UCAM e mestre em Geografia Política pela UFRJ. Trabalha há sete anos com a preparação de candidatos à  Carreira Diplomática e, neste ínterim, ministrou cursos presenciais em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, além de ter contato com candidatos de todo o Brasil por meio dos cursos online que atualmente ministra.




Ao falar sobre o Espaço Zeitgeist, Rômulo afirma que

"A nossa intenção não é a de ser um curso preparatório, com ciclos de ingresso estabelecidos, cursos teóricos de longa duração e cursos de exercícios de todas as matérias do Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD). O Espaço Zeitgeist, no que diz respeito à seara do CACD, é uma iniciativa que tem como propósito preencher lacunas em uma preparação que é cada vez mais complexa, seja pela natureza de um concurso em constante mutação, seja pelo aumento da competitividade, em virtude da observação de candidatos cada vez mais preparados. O mercado oferece cursos teóricos que dão conta do edital. O mercado oferece cursos de exercício que simulam as distintas fases do concurso. O que o mercado não oferecia era a oportunidade de o candidato engajar-se em uma preparação genuinamente avançada, no sentido de constituir repertório, diferenciais em relação aos seus pares. 

O Espaço Zeitgeist, com os seus cursos de aprofundamento ministrados desde 2014, concede ao aluno a oportunidade de mergulhar mais fundo em um determinado tema, bem como de observar as distintas facetas que um mesmo tema pode apresentar a partir do olhar de uma ou outra disciplina, melhor ainda, a partir do diálogo entre diferentes disciplinas. Oferecemos ao candidato, em síntese, a oportunidade de ampliar vertical e horizontalmente o conteúdo estudado. Neste sentido, mesmo que, eventualmente oferecendo cursos  de longa duração, cursos de base, o nosso foco é o estudo avançado, adensado. Em tempo, vale dizer que um estudo avançado não é necessariamente para alunos avançados, haja vista que, um aluno está apto para aprofundar o seu conhecimento a respeito de um determinado tema, a partir do momento em que tomou contato com o mesmo em algum momento, ainda que de forma genérica. Sendo assim, não hierarquizamos os nossos candidatos.

Todos podem participar de nossos cursos, percebendo em nosso trabalho uma maneira de desenvolver diferenciais de valor em um concurso tão difícil."


Rômulo, quando e como surgiu a ideia de criar o Espaço Zeitgeist?

O Zeitgeist foi criado no ano de 2014, momento em que o mercado encolhia com o sepultamento definitivo dos tempos das vacas gordas - época em que havia cem vagas por ano para o ingresso no Instituto Rio Branco. O concurso de 2013 tardara a acontecer levando desconfiança aos candidatos. O concurso de 2014, por sua vez, traria uma surpresa ainda mais desagradável em seu edital publicado no mês de fevereiro: o número de vagas tinha chegado ao fundo do poço, tendo sido aprovados apenas os que se autodenominariam  “18 do forte”. Diante deste quadro, percebia-se que a estrutura então oferecida ao concursando para que este conseguisse a sua aprovação já não atendia mais às suas necessidades como antes. Era necessário propor algo diferente, sacudir a poeira e quebrar paradigmas há muito consolidados e, àquela época, em processo acelerado de obsolescência. O caminho natural seria criar uma estrutura que não reproduzisse aquilo que já se se observava, mas que exercesse função complementar, empoderando o aluno e distinguido-o daqueles que seguiam estritamente vinculados à estrutura anterior.


Professores Rômulo Dias e Thiago Rocha, na interface do Espaço Zeitgeist





Como funciona a plataforma e em que ela pode ajudar aos estudantes?

Tendo em vista o nosso desejo de aparar arestas, oferecer diferenciais, estes anos iniciais vem sendo de constante mutação, de muito estudo e observação dos novos rumos que o CACD vem tomando. O Espaço Zeitgeist ganhou muito mais força quando da chegada do professor Thiago Rocha, amigo de longa data, desde os tempos da pós-graduação em geografia e grande conhecedor do concurso. A nossa parceria rendeu frutos, já no ano de 2015, com o pragmatismo do Thiago contribuindo muito para dar nova forma ao trabalho até então realizado. A consolidação da sociedade nos permitiu ministrar vários cursos juntos, e o feedback dos alunos nos trouxe a certeza de que estávamos no caminho certo. Nos últimos meses, em particular no início do ano de 2016, buscamos desenvolver um novo modelo de trabalho. Diferentemente dos ciclos observados nos cursos tradicionais, nos quais existem períodos específicos para o ingresso do candidato,  o Espaço Zeitgeist permite a matrícula A QUALQUER MOMENTO, em TODOS os cursos que estão disponíveis na nossa plataforma. Com o objetivo de garantir a qualidade do nosso trabalho e evitar a sua defasagem, os cursos vão saindo da plataforma, seja para dar lugar a versões novas, seja para permitir a entrada de novos cursos e/ou novas abordagens. O tempo de permanência dos cursos na nossa plataforma está diretamente relacionado à capacidade deste curso em se manter pertinente e atual. 

Para o aluno, este formato é interessante porque, quando estudando um determinado tema, de forma autodidata ou através de um curso de longa duração, ele pode buscar em nossa plataforma condições de, imediatamente, aprofundá-lo, construindo de imediato um diferencial em relação aos seus pares. Cursos teóricos duram de quatro a seis meses. Embora necessários, trata-se de um deserto que o aluno atravessa, cheio de dúvidas, incertezas, muitas vezes perdendo motivação. Colocar alguns cursos de aprofundamento ao longo deste processo contribui para dar novo ânimo ao concursando, o qual se sente confiante quando tem a oportunidade de promover uma leitura mais vertical ou transdisciplinar de um determinado tema.





Qual é o diferencial do Espaço Zeitgeist?

O nosso diferencial é ser diferentes. E por ser diferentes, não entendemos ser melhor que as outras iniciativas, mas ser complementar a todas elas. O nosso diferencial é que buscamos nos inserir no mercado da preparação do CACD não a partir de um modelo concorrencial com outros, mas procurando permanentemente as complementaridades que sejam capazes de preencher as lacunas que vão ficando na preparação dos candidatos. A  flexibilidade da nossa proposta permite-nos fazer um ajuste mais fino na construção do repertório dos candidatos.


Como é formado o corpo de profissionais que fazem parte do Espaço Zeitgeist?

Esta é uma pergunta difícil de responder. A nossa estrutura é enxuta e os professores que participam dos cursos oferecidos pelo Zeitgeist são nossos parceiros, pessoas em cujo trabalho acreditamos e profissionais que compartilham da nossa visão em relação ao CACD, dispostos a dialogar em aula, a oferecer cursos multidisciplinares, que tragam a possibilidade de enxergar um mesmo tema por várias perspectivas. Acreditamos que essa é uma tendência do concurso nos últimos anos, a saber: um diálogo maior entre as disciplinas.


Que dicas poderia dar para quem está estudando para o CACD e pretende se tornar diplomata?

Toda preparação visando aprovação em concursos públicos deve levar em conta, essencialmente, duas dimensões: a técnica e a motivacional. A maior parte daqueles que se preparam para o CACD buscam a excelência técnica, o que significa a aquisição de conteúdo cada vez mais profundo e pertinente, bem como a consolidação de uma metodologia de estudos apropriada à constituição de um material ótimo para o concurso. No entanto, a excelência nesta dimensão não é suficiente, devendo correr em paralelo com a dimensão motivacional. O principal desafio para a maior parte dos meus alunos não é entender o subsistema platino no século XIX, mas, simplesmente, continuar estudando, apesar das intempéries, apesar das dúvidas, apesar das fofocas. O maior conselho que eu posso dar para os CACDistas, neste sentido, é: olhe o tempo todo para dentro, acredite em você e siga estudando, não importa as suas limitações. Resiliência é atributo fundamental para a aprovação de cada um de vocês.


Com a mudança no número de vagas ofertadas no CACD, aprofundar-se é um grande diferencial nas provas dissertativas?

Aprofundar-se é sempre essencial. Sempre foi. Estudar para um concurso como o CACD não é apenas tomar contato com todos os pontos do edital. Para além disso, é essencial aprofundar o estudo dos referidos pontos a fim de não apenas constituir um repertório diferenciado, mas também conquistar a confiança necessária para julgar com segurança as assertivas apresentadas no Teste de Pré-Seleção, o TPS.





Quais foram os principais cursos já oferecidos pelo Espaço Zeitgeist? 

Hoje a nossa carta de cursos já é bastante ampla e acreditamos que todos os cursos são de extrema relevância para os candidatos. No entanto, os cursos de maior procura são aqueles que tocam em temas mais sensíveis, em temas que, tradicionalmente, são percebidos como difíceis, truncados. Neste sentido, o destaque vai para o projeto "Por Caminhos e Descaminhos: uma História do Prata", com os seus distintos módulos que pretendem oferecer um estudo pormenorizado daquele subsistema; e para o curso "Brasil: as Fronteiras do Império, os Limites do Estado", primeiro curso online ministrado simultaneamente por dois professores (eu e o Thiago Rocha). Este curso, vale dizer, tem relevância não apenas pelo tema, mas serviu de referencial para outros cursos do Zeitgeist, buscando-se sempre este diálogo entre os docentes.


Que cursos estão sendo oferecidos neste momento?

Aqui temos um ponto de fundamental importância. Muitos alunos têm dificuldade em entender a dinâmica da nossa plataforma. Nós não somos um cursos preparatório, nos quais as turmas têm um ingresso pré-definido de acordo com ciclos trimestrais ou semestrais. O Espaço Zeitgeist permite a matrícula A QUALQUER MOMENTO, em TODOS os cursos que estão disponíveis no nosso site (www.espacozeitgeist.com.br). Com o objetivo de garantir a qualidade do nosso trabalho e evitar a sua defasagem, os cursos vão saindo da plataforma, seja para dar lugar a versões novas, seja para permitir a entrada de novos cursos e/ou novas abordagens. O tempo de permanência de um curso no nosso site está, portanto, diretamente relacionado à capacidade deste curso em se manter pertinente e atual. Assim sendo, para além dos cursos que estamos lançando agora, o nosso aluno pode, se quiser, se matricular em todos os cursos oferecidos na nossa página, tendo garantido um conhecimento pertinente e apropriado principalmente aos candidatos do CACD.


Quais são os contatos, para quem tiver interesse?

Para entrar em contato conosco,  principal canal é a nossa página do facebook (www.facebook.com/zeigei) Deixo aqui, também, o meu email pessoal (romulodias@uol.com.br). Aqueles interessados em participar da nossa mailing list, podem se manifestar através da nossa página no facebook ou enviando um email pra mim. Segue também, naturalmente, o nosso site (www.espacozeitgeist.com.br).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!