28/06/2016

Entrevista com Tanguy Baghdadi, do Petit Journal





















Hoje entrevistaremos o professor Tanguy Baghdadi, do Petit Journal, que é mestre em Relações Internacionais e professor do Curso Clio desde 2007, onde também é coordenador pedagógico, como na Universidade Veiga de Almeida.

Integra o Petit Journal, junto com o professor Tanguy Baghdadi, o Professor Daniel Sousa, Economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ),  professor do Curso Clio  desde 2005 e Coordenador de cursos e extensão do Ibmec desde 2012.


O Petit Journal iniciou suas atividades recentemente, o que levou à sua criação?

Eu e o Daniel Sousa nos sentimos um pouco incomodados com a forma de acesso das pessoas a informações cotidianas. Com a internet, nós passamos o dia inteiro lendo, e temos uma atenção limitada aos detalhes. As informações às quais temos acesso são, ora curtas demais, sem chegar às informações mais relevantes, ora longas demais, o que não nos instiga a ler até o fim, já que a oferta de textos é alta demais. O desafio que nós nos colocamos foi criar formas de as pessoas reterem informações importantes, depurando o que há de mais central nas notícias diárias. A forma que encontramos foi por meio de áudios, que mudam a forma pela qual as pessoas em acesso às informações. Informações que articulem diversos elementos, com início, meio e fim, com uma explicação oral, tendem a ser mais instigantes do que mais um texto disponível na internet.


Quais os conteúdos que serão abordados no Petit Journal ?

Por enquanto, nos atemos às nossas áreas de especialização. Eu comento as notícias de relações internacionais e o Daniel comenta economia. Nada impede que ampliemos o escopo posteriormente, com outros comentaristas. Vamos ver como o projeto evolui.


Como funciona o Petit Journal e em que ele pode ajudar aos estudantes do CACD e de Relações Internacionais?

O foco do Petit Journal não é o CACD, isso é muito importante que seja dito. Ao produzir o conteúdo, não nos preocupamos com a compatibilidade com o concurso, o discurso oficial ou a linguagem da prova. O projeto nos dá uma liberdade grande neste sentido. Para o concurso, temos os nossos parceiros, do Clipping CACD, que se especializaram nisso e são imbatíveis na seleção de temas para o concurso e, naturalmente, o Curso Clio, onde eu e o Daniel somos professores há muitos anos. O Petit Journal não se volta para o CACD.


Quais é o diferencial do Petit Journal com relação a outros sites?

O diferencial é o formato. A ideia é que a informação seja passada de forma rápida e direta. O áudio é um formato muito valioso para isso, porque aproxima o falante do ouvinte. Para nós, que somos professores, o conforto é ainda maior, porque é com isso que nós ganhamos a vida. Nosso desafio é levar informações completas para os ouvintes, com qualidade, objetividade e uma boa curadoria. 


Como é formado o corpo de profissionais que fazem parte do Petit Journal?

Nós somos apenas quatro: eu e o Daniel Sousa, que produzimos o conteúdo, e os incansáveis Rafael e Lucas, do Clipping CACD. Tenho um respeito profundo pelo trabalho deles, e acho extremamente complementar a todas as minhas atividades como professor. A agilidade deles é que permite que o Petit Journal exista.


O Petit Journal possui conteúdo novo em todos os das úteis. para conhecer, acesse: petitjournal.com.br ou facebook.com/Petit-Journal-1563570020605806. E assista ao primeiro vídeo do Petit Jounal, abaixo.


Um comentário:

  1. Adoro o Petit Journal e ele é um excelente professor, sempre acompanho os vídeos dele.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!