06/06/2016

FUNAG lança “Pedro Teixeira, a Amazônia e o Tratado de Madri”

"A FUNAG publicou, na coleção História Diplomática, a obra “Pedro Teixeira, a Amazônia e o Tratado de Madri”. O livro, que resultou de pesquisas feitas pelo Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD), foi organizado por Sérgio Eduardo Moreira Lima e Maria do Carmo Strozzi Coutinho.

Esta publicação é um tributo a Pedro Teixeira, desbravador e explorador luso-brasileiro, e constitui o reconhecimento da visão político-estratégica, cuja dimensão diplomática foi atingida, em sua plenitude, com o Tratado de Madri, em 1750.

Apesar do alcance da histórica missão de Pedro Teixeira, que, em 1637, liderou expedição com duas mil pessoas em canoas a montante do Amazonas, seu significado ainda não conta com narrativa abrangente que consolide os estudos e documentos esparsos existentes, alguns dos quais em bibliotecas de Portugal, de outros países europeus e sul-americanos.

Diante disso, a FUNAG assumiu o desafio editorial de produzir levantamento das principais referências documentais sobre a missão de Pedro Teixeira, com o objetivo de contemplar a exploração do rio Amazonas a partir da perspectiva da Coroa Portuguesa, no contexto do período final da União Ibérica."

A obra já está disponível para download gratuito na Biblioteca Digital da Fundação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!