26/10/2016

Mais sobre o meu exame de DNA

Vocês se lembram que eu fiz um exame de DNA? Não, cliquem aqui. Pois é, eu fiz um teste de ancestralidade genética e descobri que meus ancestrais eram, em sua maioria, europeus e africanos. Até aí, nenhuma novidade, pois boa parcela dos brasileiros descende dos dois continentes. O que eu achei mais interessante (e aí, a novidade) foi a transcrição dos dados para o mapa, pois mostram a região da áfrica de onde vieram  alguns dos meus antepassados. Vejam no mapa abaixo.


Imagem: Family Tree DNA


Com base nessa informação, resolvi estudar um pouco mais das regiões marcadas no mapa. A UNESCO tem uma publicação muito boa chamada "História Geral da África", que está disponível para download gratuito (link). A partir da página da UNESCO, descobri o "Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas" (link), que visa "promover o reconhecimento da importância da interseção da história e da cultura africana com a história e a cultura brasileira para transformar as relações entre os diversos grupos étnico-raciais que formam o país". Vale a pena se informar sobre ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!