28/01/2017

Diplomatas Famosos: Oswaldo Aranha





"Há 57 anos, em 27 de janeiro de 1960, faleceu Oswaldo Euclides de Souza Aranha. Nascido em 1894, na cidade de Alegrete-RS, graduou-se em Direito, no Rio de Janeiro, em 1916.

Durante sua trajetória política, Oswaldo Aranha atuou em diversos cargos: foi ministro da Justiça,ministro da Fazenda por duas vezes, embaixador em Washington e ministro das Relações Exteriores, entre outros. Liderou a chamada Missão Aranha, quando negociou uma série de acordos entre Brasil e EUA.

Chefiou a delegação brasileira nas Nações Unidas e presidiu, em 1948, a Assembleia-Geral da ONU, durante a sessão que culminou na criação do Estado de Israel. Em virtude da sua atuação na ONU, o Brasil passou a ocupar o posto de primeiro orador da sessão anual de abertura da Assembleia-Geral, tradição mantida até os dias de hoje.

Saiba mais sobre Oswaldo Aranha por meio da coleção "Pensamento Diplomático Brasileiro", da Fundação Alexandre de Gusmão - FUNAG (www.funag.gov.br), disponível para download gratuito: goo.gl/q7pgim"

Fonte: https://www.facebook.com/ItamaratyGovBr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!